ECONOMIA: O que é o FED-Federal Reserve System?
FED-Federal Reserve System, equivalente ao Banco Central na maioria dos paises, é um sistema de bancos que cuida da política financeira dos Estados Unidos. Contudo é importante destacar que não é uma instituição pública, nos moldes da maioria dos Bancos Centrais do mundo, mas de caráter particular
O FED foi criado ainda em 1913, com o objetivo de supervisionar a atividade bancária nos Estados Unidos. Para tanto, ele deveria agregar tanto os interesses governamentais, quanto os privados, de modo a tentar encontrar um equilíbrio entre os propósitos de cada esfera. Como bem sabemos, sempre que os interesses públicos e privados se juntam, os privados costumam prevalecer.
O FED foi criado sob a ideia de autonomia e independência. O seu presidente e vice-presidente são diretamente escolhidos pelo governo, contudo as suas decisões são soberanas, o que significa que não precisam ser aprovadas pelo Legislativo ou Executivo, para entrarem em vigor.
Funções do FED
Conforme informações retiradas do seu site, o Federal Reserve tem as seguintes funções:
“O Sistema da Reserva Federal é o banco central dos Estados Unidos. Desempenha cinco funções gerais para promover o funcionamento eficaz da economia dos EUA e, de um modo mais geral, o interesse público. A Reserva Federal:
- conduz a política monetária do país para promover o máximo de emprego, preços estáveis e taxas de juros moderadas de longo prazo na economia dos EUA;
- promove a estabilidade do sistema financeiro e procura minimizar e conter os riscos sistêmicos por meio de monitoramento ativo e engajamento nos EUA e no exterior;
- promove a segurança e a solidez de cada instituição financeira e monitoriza o seu impacto no sistema financeiro no seu conjunto;
- promove a segurança e a eficiência do sistema de pagamento e liquidação por meio de serviços ao setor bancário e ao governo dos EUA que facilitam transações e pagamentos em dólares americanos;
- Promove a proteção ao consumidor e o desenvolvimento da comunidade, por meio de supervisão e exame, focados no consumidor, pesquisa e análise de questões e tendências emergentes do consumidor, atividades de desenvolvimento econômico comunitário e administração de leis e regulamentos de consumo.”
Estrutura do FED
O Federal Reserve é composto por dois grupos: o Board of Governors (Conselho de Governadores), composto por 7 membros, e o conjunto de bancos regionais que atuam como “filiais” do FED ao longo do país.
O Conselho de Governadores é considerado a autoridade máxima da instituição, responsável pelas definições regulatórias do setor bancário. Os sete membros que o compõe são indicados pelo presidente dos EUA e aprovados pelo Congresso, sendo que o mesmo processo é seguido para a escolha do presidente e vice-presidente da divisão.
O presidente do Conselho de Governadores se torna, automaticamente, o presidente do FOMC.
Ao todo, são doze bancos regionais ou ‘filiais’:
- Federal Reserve Bank of Atlanta;
- Federal Reserve Bank of Boston;
- Federal Reserve Bank of Cleveland;
- Federal Reserve Bank of Dallas;
- Federal Reserve Bank of Chicago;
- Federal Reserve Bank of Kansas City;
- Federal Reserve Bank of Minneapolis;
- Federal Reserve Bank of New York;
- Federal Reserve Bank of Philadelphia;
- Federal Reserve Bank of Richmond;
- Federal Reserve Bank of San Francisco;
- Federal Reserve Bank of St. Louis.
Federal Open Market Committee (FOMC)
O presidente de cada uma das filiais compõe, juntamente com os membros do Conselho de Governadores, o Federal Open Market Committee (ou FOMC), ou Comitê Federal do Mercado Aberto), responsável por definir a taxa de juros do país
Este comitê, que se reúne 8 vezes ao ano para a definição das políticas monetárias dos EUA. O FOMC que é composto pelos integrantes do Board of Governors e pelos presidentes de cada “filial” do Federal Reserve, totaliza 19 participantes, no entanto, o número total de membros votantes, por reunião, é de apenas 12, já que desse total, oito são membros fixos, os sete do Board of Governors, um é o Federal Reserve of New York. Os outros quatro são escolhidos entre os participantes restantes, revezando-se a cada encontro.
Importancia do FED
Diante da hegemonia do uso do dólar, como moeda padrão das transações comerciais, e a segurança que representava o investimento em bônus do Tesouro Americano, o FED foi até agora o banco central mais importante do planeta. Muitos bancos, inclusive Bancos Centrais de vários países, mantiveram investimentos nesses bônus do Tesouro Americano, por considerá-los um ativo de seguro.
Depois da guerra da Ucrânia, com as sanções econômicas impostas à Rússia, esta última, junto com a China e outros países participantes do BRICS romperam essa hegemonia, começando a utilizar outras moedas nas suas transações comerciais, o que deve fragilizar o controle quase absoluto, que o FED tinha sobre as transações internacionais.
Fontes
https://www.federalreserve.gov/
https://maisretorno.com/portal/termos/f/fed-federal-reserve
Imagem
https://graycelladvisors.com/wp-content/uploads/2017/09/Federal-Reserve-12.jpg
Deixe um comentário
Seja o primeiro a comentar!