A intenção dos poderosos sempre foi e sempre será submeter a população sob ao seu domínio, à sua vontade e ao que planejam para os indivíduos submetidos. Isso faz parte da natureza da elite dominante.
Uma das principais armas que esses poderosos sempre usaram e, graças às redes sociais, cada vez usam mais, é a DESINFORMAÇÃO.
Ao contrário do que muitos podem pensar, a DESINFORMAÇÃO não é apenas uma inocente informação falsa. A DESINFORMAÇÃO é uma estratégia política, cultural e educacional que tem um objetivo concreto, que pode ir desde manipular uma massa de cidadãos para que aceitem uma determinada medida política, que vai contra o interesse dos indivíduos submetidos, até aceitar como líder uma pessoa a serviço dos poderosos.
Dois pontos são fundamentais para que a DESINFORMAÇÃO tenha sucesso e atinja o objetivo desejado:
Os mais informados têm conhecimento que dois grandes fundos, que pertencem majoritariamente à mesma elite, têm a maior parte da participação nos principais conglomerados de mídia e até as agências de checagem do planeta, fato que dificilmente será mudado.
O que nos resta combater é a camuflagem dessa DESINFORMAÇÃO, mostrando os fatos reais e ensinando a perceber como e por quê as NARRATIVAS são cuidadosamente pensadas e implantadas. A única arma que nos resta é ensinar o público a identificar a DESINFORMAÇÃO.
Mas lutar contra a DESINFORMAÇÃO não é uma tarefa fácil, pois os desinformadores têm uma estrutura imensa ao seu dispor e técnicas para desacreditar quem estiver em seu caminho. O principal ataque dos desinformadores é contra a verdade e os fatos, rotulando-os de TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO, enquanto as pessoas que insistem em mostrar a verdades são rotuladas com adjetivos como DESINFORMADORES, CONSPIRACIONISTAS, NEGACIONISTAS, FASCISTAS, TERRAPLANISTAS dentre outros.
Mas conter a verdade e os fatos é como conter um curso de água, por onde encontrar um lugar, por menor que seja, a água vai passar e há de chegar até o povo, alguma hora.
Quando vemos tantas “teorias da conspiração” se convertendo em verdade, percebemos que estamos vivendo um momento de muita DESINFORMAÇÃO.